BEETHOVEN E OS FILMES

O Segredo de Beethoven (Copying Beethoven)

O filme impactante O Segredo de Beethoven se deve tão somente a trilha sonora que comove e sensibiliza. A nona sinfonia é o ápice de todo o filme, e talvez também da vida desse gênio da música erudita. No fim de sua execução Beethoven (Ed Harris), praticamente surdo, é incapaz de ouvir o delírio do público sem antes ser tocado por sua aprendiz para virar-se e contemplar sua glória.



Comentário:Muito expressivo, comovente, sonoridade ótima e ótimo tema (diante da biografia completa de Beethoven).Para quem gosta de música clássica é um filme comovente. Tendo Ludwig van Beethoven toda a dificuldade para compor, não deixou de nos presentear com essa obra-prima que é a 9ª Sinfonia. A cena em que Anna o ajuda a reger é de deixar qualquer um em prantos. Lindo!



MINHA AMADA IMORTAL
( IMMORTAL BELOVED )


Sinopse


Viena, 1827. Ludwig Von Beethoven (Gary Oldman) morre e um grande amigo do compositor, Anton Felix Schindler (Jeroen Krabbé), decide cumprir o último desejo do maestro, que deixava em testamento tudo para a "Amada Imortal", sem especificar o nome desta mulher. Assim empreende uma jornada tentando encontrá-la, encontrando em sua procura um retrato desconhecido de Beethoven.


COMENTÁRIO:Retrata bem a personalidade genial de Bethoven. Apesar das músicas de Beethoven ao piano não terem sido tocadas por Gary Oldman, o ator praticou 5 horas por dia para que tivesse os mesmos movimentos nas mãos de Murray Perahia, que tocava realmente a música, fora de cena.


Partituras de Beethoven:
escute abaixo a nona sinfonia:

2 comentários:

Pedro Henrique Gomes disse...

Eu vi "O Segredo de Beethoven". Esperava mais do filme, mas vale como aula de música (e cultura). Além da trilha sonora que dispensa comentários!

Obs: Com certeza não como você, mas eu dedilho um piano de vez em quando...hehehehe

Unknown disse...

Olá Pedro Henrique . Obrigada por seu comentário. Os filmes em geral utilizam a música como tapete ou segundo plano, para dar enfâse no drama propriamente dito que consideram o mais importante , mas acredito ser um dos filmes que mais fielmente conta a biografia deste grande compositor.