CABOCLA


SINOPSE:O jovem Luís Jerônimo deixa o Rio de Janeiro para se cuidar de uma tuberculose, no ar puro de Vila da Mata, interior do Espírito Santo. Na fazenda do Coronel Boanerges, seu primo, Luís conhece a linda caboclinha Zuca, afilhada do coronel. Os dois se apaixonam e enfrentam todas as dificuldades, principalmente por Zuca ser a namorada do peão Tobias. E também pela chegada da espanhola Pepa, apaixonada por Luís, com quem tivera um caso. Ela se estabelece na fazenda vizinha, de propriedade do Coronel Justino, inimigo político do Coronel Boanerges.
Era também a história política da cidade, através de Boanerges e Justino, dois políticos ao estilo dos coronéis disputando o poder. Entre a luta dos dois partidos, acontece o amor de Belinha e Neco, ela filha de Boanerges e ele filho de Justino, que nenhuma oposição joga por terra.
Com o passar do tempo Zuca se acerta com Luis,mas eles enfrentam muitas dificuldades ao longo de 167 capítulos, a doença de Luis e a mãe de Zuca ainda atrapalhara muito o relacionamento dos dois,fora a raiva que Tobias tem de Luis.
COMENTÁRIO:Foi um sucesso de Benedito Ruy Barbosa, onde o autor explorou um de seus temas preferidos: a vida rural. Quem pode acompanhar a novela de 1979 com Gloria Pires e Fábio Júnior nos papéis principais, poderá avaliar a importância desta novela na nossa cultura brasileira, ela se mostra ao mesmo tempo de uma ingenuidade e sutileza , mas sem perder a força de seu enredo, ela foi uma novela inesquecível... e o tema principal cantado por Nelson Gonçalves no tema de abertura: Mágoas de caboclo é de uma beleza que traz lágrimas !







Nenhum comentário: