2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO

Sinopse
Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.

COMENTÁRIO:Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke desenvolveram simultaneamente a história de 2001 - Uma Odisséia no Espaço. Enquanto Kubrick trabalhava em cima do roteiro, Clarke escrevia o livro, com ambos trocando idéias e opiniões durante o trabalho. Era inclusive intenção de Clarke, ao lançar o livro, colocar Stanley Kubrick como co-autor da história, mas o diretor não autorizou a utilização de seu nome. Inicialmente era intenção de Kubrick que Alex North, com quem já trabalhara em Spartacus, criasse uma trilha sonora própria para 2001. Entretanto, tempos depois o diretor desistiu da idéia e resolveu por apenas utilizar canções clássicas conhecidas como tema musical do filme. Posteriormente a trilha composta por North foi lançada em CD com o título "Alex North's 2001".Este trabalho primoroso de Stanley Kubrick, cujas ambições ideológicas levaram 5 anos de filmagens para se materializarem, pode e deve ser intitulado como uma obra completa dentro da sua proposta infinitamente vasta.
O que dizer deste filme excepcional em todos os sentidos, eternizado pela trilha sonora que é uma das mais belas do cinema ( Assim falava Zaratustra de Richard Strauss ) e ainda por cima fazendo aniversário de simplesmente 40 anos sem perder sua majestade??


Partitura:




Nenhum comentário: