FRANCO ATIRADOR



SINOPSE: História de três amigos que vão para a guerra do Vietnã e são capturados pelos vietcongues. Como pena são obrigados a jogar roleta russa entre eles. De Niro, que interpreta Michael, é o único que sai ileso da brincadeira. Seus dois amigos, Steven e Nick (Savage e Walken), levam a pior: o primeiro fica paralítico e o outro, completamente doido. Michael e Steven conseguem escapar e voltam para a Pensilvânia, onde viviam. Mas Nick continua em Saigon desafiando a morte no jogo de roleta russa. Só mais tarde é que Michael retorna ao local para salvar o amigo

COMENTÁRIO:


Drama de guerra que fez ótima carreira nas bilheterias, recebeu nove indicações para o Oscar e levou cinco: melhor filme, direção, ator coadjuvante (o primeiro e único de Walken), montagem e somApesar de longo, o roteiro bem construído prende a atenção. O tema Vietnã, uma constante nos filmes americanos de significado antropológico, ganha aqui uma nova significação: a roleta russa simboliza não só a violência, mas o quanto os personagens podem suportá-la antes de atingir a demência. A música tema do filme composta por John Williams para guitarra clássica foi escrita por Stanley Myers e é mais famosa por ter sido a canção tema para o filme «The Deer Hunter" (1979). A peça tinha sido gravada por John Williams muitos anos antes que o filme fosse feito. Ela tinha sido originalmente escrita para piano, mas a pedido de Williams, Myers a escreveu para violão e escreveu-a maior . Antes de "Deer Hunter",ela tinha sido utilizada na trilha sonora do filme "the Walking Stick" (1970).

PARTITURA: Em tempo aqui a partitura é para piano.

CAVATINA - Stanley Myers


2 comentários:

Miriam disse...

Aprendi a gostar de Robert de Niro por causa desse filme.
Beijos, irmã.

Unknown disse...

Este filme marcou época e a música , sempre adorei tocar é tao suave e calma não combina com o enredo violento do filme.